sábado, 10 de fevereiro de 2018

Como acontece o desenvolvimento do pintinho dentro do ovo?




Dia 1: O desenvolvimento dos tecidos começam;
Dia 2: O coração é formado e começa a bater;
Dia 3: Os vasos sanguíneos são desenvolvidos;
Dia 4/5: Desenvolvimento dos membros;
Dia 6/7: Desenvolvimento do bico;
Dia 8: As penas começam a se desenvolver;
Dia 9: Abertura da boca;
Dia 10: Inicia-se o desenvolvimento das garras;
Dia 11: As penas da cauda aparecem;
Dia 14: Com as pálpebras formadas, a cabeça gira em direção ao final do ovo;
Dia 17: As penas já cobrem o corpo e o embrião está com a cabeça entre as pernas;
Dia 18: O embrião preenche o espaço disponível;
Dia 20: Piados internos/externos;
Dia 21: O pinto sai do ovo.


Créditos no vídeo.

Chocadeira artesanal


Trabalho proposto aos aluno do 2º período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Campos Maceió), pela professora de Embriologia e Histologia Karina Alves, como parte da nota necessária para conclusão da matéria.

Durante o período de 22 (vinte e dois) dias, com início em 08/01/2018, foi acompanhado o processo de desenvolvimento do embrião (ovos de galinhas), obtendo o resultado positivo com a eclosão de 1 (um) ovo dos 5 (cinco) ovos inseridos na chocadeira.




Durante as duas primeiras semanas os ovos permaneceram em temperatura variante de 37° à 38°C, aumentando para um pouco mais que isso nas primeiras horas do primeiro dia de incubação.


Não houveram alterações nos dias seguintes, a temperatura dentro da caixa foi mantida entre 37° e 38°C, sempre sendo trocada a água dentro do recipiente.




No início da tarde, no dia 28/01/2018, foi dado o começo da eclosão de um dos ovos.



Cerca de 7 (sete) horas depois, o pintinho já estava completamente fora do ovo. 





Como fazer uma chocadeira caseira

Fazer uma chocadeira caseira é uma forma simples para conseguir enviar ovos de uma ave sem gastar muito dinheiro. Para isso é necessário somente alguns materiais (listados abaixo) e seguir algumas recomendações.


Matérias Utilizados para confecção da Chocadeira

Caixa de papelão tamanho médio
Algodão
Medidor de temperatura
Uma lâmpada incandescente de 15 watts com bocal e fiação.
Recipiente com água



É preciso que a caixa escolhida tenha tampa, que também pode ser feita com o usa de isopor, madeira ou papelão. Após fixar a fiação/bocal na lâmpada, faça alguma perfuração na parte superior (ou lateral, se utilizar mais de uma lâmpada) da caixa e as coloque de forma que elas fiquem penduradas por dentro.

 


Faça uma abertura, como uma porta, em uma das laterais da caixa para que tenha acesso ao seu interior. Também é preciso algumas saídas de ar para dispersar o calor que venha a se formar no interior.



Com uma temperatura de 37° à 38°C em seu interior, é essencial que a chocadeira tenha um recipiente com água para criar alguma umidade dentro da caixa, dessa forma a casca dos ovos se tornará menos dura e facilitará a saída dos animais.



A chocadeira deverá permanecer em um local longe do frio/vento, e assim que os ovos forem inseridos a lâmpada deverá ser acessa, ficando dessa forma durante todos os dias de incubação. Também é necessário virar os ovos manualmente de 12h em 12h, mantendo assim ele aquecido completamente por igual.

É necessário verificar a temperatura no interior da caixa, criando mais perfurações se a mesma estiver acima do desejado ou fixando mais lâmpadas/fechando as aberturas se estiver abaixo de 37°C, mantendo o calor dentro da chocadeira.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O desenvolvimento embrionário em aves

Durante a incubação dos ovos das aves ocorrem muitos processos importantes, como a respiração, excreção e alimentação. Esses processos, vitais para uma boa formação, são permitidos através da existência das membranas extra-embrionárias: Saco vitelino, membrana alantoide, amnio e corion, cada um tendo uma determinada função.

O saco vitelino compreende a gema, que abriga o vitelo e está em comunicação com o sistema digestório, estabelecendo, assim, a nutrição do embrião. A membrana alantoide é responsável pela respiração, armazenamento de excreções e absorção do cálcio da casca. A membrana do amnion detém o líquido amniótico, envolvendo o embrião e o protegendo contra coques externos, regulando também a temperatura corporal. O corion envolve o embrião e os demais anexos.




Sugestão de leitura: Características do desenvolvimento embrionáriode Gallus gallus domesticus, em temperaturas eperíodos diferentes de incubação

Referências: Só Biologia; Biologia 10.

Como é fecundado o ovo da galinha

Durante a cópula, o macho introduz os espermatozoides na fêmea através da cloaca, uma abertura comum aos sistemas digestório e urogenital. Os espermatozoides deslocam-se no muco que recobre os condutos internos da fêmea, podendo fecundar um ou mais óvulos, logo que estes são liberados dos ovários.



O zigoto dos ovários de aves é telolécito, com enorme quantidade de vitelo, suficiente para alimentar o embrião durante todo o desenvolvimento. No ovo da galinha, o vitelo corresponde à gema. 


Texto por: x